Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

Prazer !

Para garantir um atendimento incrível, nos conte um pouco sobre o que você precisa.

Maravilha

Agora nos conte como prefere ser atendido.

Informações para Contato

preencha os campos a seguir.

Anotado, tudo certo

se houver mais algum detalhe importante preencha o campo abaixo, do contrário basta nos enviar sua solicitação :)

Chupeta entorta os dentes? Mito ou Verdade?

Chupeta Entorta Os Dentes - Eclinic - A sua clínica odontológica
Chupeta Entorta Os Dentes - Eclinic - A sua clínica odontológica

É verdade, a chupeta entorta os dentes da criança!

Bebês usam chupeta há décadas, e em todo esse tempo, também popularizou-se a crença de que o acessório entorta os dentes.

Escutar isso dos pais, dos avós, de amigos e de pessoas que juram que já viram acontecer é normal. Normalmente, dá-se a chupeta à criança para que ela pare de chorar ou simplesmente porque o bebê gosta, não é mesmo?

A resposta é sim, a chupeta faz mal para a saúde bucal das crianças, da mesma forma que chupar o dedo é errado e pode trazer problemas, e pode sim prejudicar a dentição.

Sim, a chupeta entorta os dentes! É o fim do acessório? 

Calma, antes de dar um fim à chupeta do seu bebê, existe algo que você precisa saber! 

O uso da chupeta não entorta os dentes quando acontece até a faixa dos 3 anos de idade. A partir do momento em que a criança começa a ter sua dentição completa e até o crescimento dos primeiros dentinhos permanentes, não se deve permitir o uso da chupeta pela criança.

Significa que a chupeta é inofensiva nas primeiras idades? Não, como já dissemos acima, tanto chupar o dedo quanto a chupeta pode trazer malefícios à saúde, visto que bactérias podem entrar pela boca.

Quando os primeiros dentes começam a nascer, a gengiva da criança é rasgada, e se torna muito fácil para que infecções encontrem ali uma porta de entrada para o corpo. Essa é a origem de um mito muito famoso, a febre do dente.

Já falamos sobre esse assunto em um outro post aqui no blog, mostrando que a febre do dente não passa de uma crença popular, e que o aumento na temperatura está, na verdade, associado a bactérias e infecções. Quanto antes a criança abandonar o hábito da sucção, mais facilmente são revertidas as alterações dentárias leves. 

Crianças que usam a chupeta depois dos 3 anos de idade costumam apresentar a necessidade da utilização do aparelho ortodôntico.

Não force o fim da sucção. Chupeta entorta os dentes, mas é preciso conscientizar a criança!

As crianças carregam o hábito da sucção não nutritiva por algum tempo. É normal! Esse hábito só não pode se prolongar por muitos anos, onde passa a se tornar um passatempo para a criança e também um hábito vicioso.

A melhor forma de interromper o uso da chupeta é fazê-lo aos poucos. Deixe claro para a criança de que a chupeta não é mais necessária a partir de uma certa idade, e que será melhor para ela abandonar o uso.

Assim, você evita causar traumas e, aos poucos, elimina a utilização da chupeta por parte da criança.

A prevenção é o melhor tratamento

A melhor forma de prevenir possíveis problemas na saúde bucal da criança e garantir um sorriso bonito e saudável é acompanhar o desenvolvimento da criança com um profissional especializado na odontologia infantil. 

Odontopediatra, dentista infantil; chame como quiser. O dentista da criança é um profissional que cuidará de cada detalhe, desde orientar sobre a higienização correta, verificar se tudo está bem, conduzir tratamentos e até ajudar a mostrar para a criança que a chupeta nem é tão necessária assim após uma certa idade.

Isso tudo é ótimo, não é mesmo? Com a eclinic kids, você tem esses benefícios e muitos outros. Conheça nossa clínica e deixe a saúde e a higiene bucal dos seus filhos nas mãos de quem realmente entende do assunto e gosta do que faz.

Compartilhe!

Assine nossa Newsletter