Você sabe se pode fazer clareamento dental, quais cuidados deve ter após o tratamento e como funciona? Saiba mais;

Clareamento Dental - Eclinic Odontologia

Dentes mais brancos e mais saudáveis não é só uma simples tendência é sinônimo de beleza e bem-estar 

O clareamento dental é um recurso que tem como intuito clarear os dentes do paciente. Algumas pessoas têm os dentes muito amarelados por conta da genética, traumas, por causa do cigarro, excessivo consumo de café ou por não realizar uma higiene bucal adequada. 

Esse tipo de tratamento além de deixar os dentes esteticamente mais bonitos, com a aparência mais saudável, fortalece a autoestima dos pacientes e devolve também sorrisos que muitas vezes murcharam e se esconderam com o tempo por causa da coloração indesejada dos dentes. 

Como funciona o clareamento dental? 

É aplicado o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbono, e quando é incluído nos dentes quebra as moléculas responsáveis pela pigmentação causando uma reação química.  Tem o clareamento realizado com o lazer e o tratamento de clareamento que o cliente pode realizar em casa com o auxílio de um molde que será aplicado com a orientação do dentista. 

Com quantos anos pode fazer clareamento dental? 

O indivíduo sente que tem necessidade de fazer o clareamento dental, é recomendável fazer o tratamento a partir dos 16 anos.  Não é recomendável fazer com idade abaixo de 16 anos, pois a polpa dentária é mais volumosa em pessoas mais novas.

Ao decidir fazer o clareamento é muito importante relatar a idade para o dentista, para que o mesmo fique ciente antes mesmo de realizar a avaliação. Se o dentista, após avaliar a boca, disser que não pode realizar o tratamento dental pelo fato de o exame apontar algum problema, é importante respeitar. 

O clareamento dental é um procedimento doloroso? 

Não! O procedimento de clareamento dental é indolor, o que o cliente pode sentir é sensibilidade e incômodo nos dentes por até uns 15 dias após o clareamento. Em alguns casos o paciente pode sentir dor, mas não é normal. Caso o indivíduo sentir dor é muito importante que esse comunicado seja verbalizado ao dentista, pois muitas vezes o paciente sente dor devido algum problema particular, por isso é muito importante fazer uma avaliação antes de fazer o clareamento. 

O que fazer para aliviar o incômodo causado no pós clareamento? 

É recomendável escovar os dentes após 30 minutos das refeições (com uma escova com cerdas macias), evitar o uso de creme dental com agentes clareadores, pois geralmente tem abrasivos que acabam fazendo o lixamento do esmalte dos dentes, usar o creme dental e o enxaguante bucal à base de flúor e evitar bebidas e alimentos muito quentes ou muito gelados, tem que ser tudo morno. 

É importante ressaltar que alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento de clareamento como: beterraba, frutas cítricas, cenoura, tomate, refrigerantes a base de cola, café, chá preto, chá verde, suco de uva, vinho tinto, e chocolate. Esses alimentos podem alterar a coloração dos dentes, causando a invalidação do tratamento realizado. 

Dicas para consumir bebidas com corante e manter a conservação do clareamento dos dentes 

Caso você ao fazer o tratamento de clareamento, sinta a necessidade ou queira tomar alguma bebida com pigmentação acentuada como café, refrigerante e vinho por exemplo a dica é tomar com canudinho; e também não é recomendável o uso de batons com cores fortes, pois pode manchar os dentes. 

Quem não pode fazer clareamento? 

Gestantes e mamães que estão amamentando; pessoas com idade abaixo de 16 anos; pessoas que tem sensibilidade nos dentes (após o clareamento os dentes ficam mais sensíveis até uns 15 dias); pessoas que tem os dentes manchados por decorrência do uso da tetraciclina e também indivíduos com alguma doença periodontal. 

Como saber que é preciso fazer um clareamento? 

Se você tem dentes amarelados, com manchas ou com alguma imperfeição relacionada a coloração, vale a pena fazer clareamento dental. O clareamento tem como intuito principalmente devolver e fortalecer a autoestima da pessoa que muitas vezes se exclui do ciclo social, por causa da coloração dos dentes.

Quantas vezes por ano pode fazer clareamento dental? 

O clareamento pode ser feito a cada 6 meses e se o cliente tiver ótimos hábitos de higiene bucal e demais cuidados pode fazer uma vez por ano. Não adianta fazer o clareamento e continuar tendo hábitos ruins que prejudicam os dentes e a saúde bucal de um modo geral, é preciso conservar os bons hábitos. 

Reflexo no espelho do sorriso saudável da jovem paciente sorridente de clínicas odontológicas após procedimento de clareamento dos dentes por seu dentista

Qualquer dentista faz clareamento? 

Todos os dentistas podem fazer esse procedimento, mas é muito importante consultar referências sobre o trabalho desse profissional; também é importante  fazer uma avaliação para saber se você pode fazer o clareamento e se vai ter condições de continuar cuidando dos dentes no pós tratamento. 

Vamos tirar do papel o sonho de ter dentes mais brancos e fazer o clareamento dental? Conheça a Eclinic e faça o seu procedimento, agende a sua avaliação.