COMO CUIDAR DOS DENTES USANDO ALINHADORES REMOVÍVEIS

Como Cuidar Dos Dentes Usando Alinhadores RemovÍveis - Eclinic Odontologia

Os alinhadores removíveis são indicados pelo ortodontista e a primeira coisa que geralmente vem à mente da pessoa é como ela ficará usando o aparelho enquanto durar o tratamento.

Embora muitas vezes sejam os adolescentes e adultos mais velhos que podem sentir alguma apreensão inicial, as crianças mais velhas também podem ver os alinhadores removíveis como um “inimigo” da autoestima devido à sua aparência.

OS ALINHADORES REMOVÍVEIS ESTÃO EM ALTA

No entanto, o campo da ortodontia está em constante crescimento e avanço tecnológico. Uma das mais recentes inovações é o aparelho removível para os dentes.

A maioria das pessoas conhece bem os benefícios desses aparelhos especializado em dar aos pacientes um sorriso melhorado usando alinhadores.

Quando os novos pacientes procuram por alinhadores removíveis normalmente procuram aparelhos cerâmicos ou outros semelhantes.

O que são alinhadores removíveis?

Os alinhadores removíveis são aparelhos que o paciente pode retirar da boca à vontade. Boa parte desses alinhadores são projetados e fabricados com a revolucionária tecnologia 3D.

Esses aparelhos são confeccionados sob medida com um material termoplástico para cada conjunto exclusivo de dentes.

Para que os alinhadores removíveis funcionem de forma eficaz, um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado devem primeiro ser feitos por um ortodontista experiente.

Uma vez que um plano personalizado tenha sido feito, os alinhadores removíveis transparentes são fabricados de acordo com esse plano.

O paciente precisa usar os alinhadores removíveis entre 20 e 22 horas por dia, retirando-os apenas para comer ou escovar os dentes.

À medida que os dentes se deslocam e se endireitam, novos alinhadores removíveis são trocados pelo paciente a cada uma ou duas semanas, à medida que os dentes se movem gradualmente para a posição correta.

A duração do tratamento é diferente para todos e determinada caso a caso. Dentes que estão muito apinhados levam mais tempo para corrigir do que dentes levemente tortos.

Um paciente que usa seus alinhadores removíveis de forma mais consistente e conforme prescrito pelo ortodontista irá progredir mais rápido do que aqueles que não usam.

Além disso, os dentes de algumas pessoas se movem naturalmente mais rápido ou mais devagar do que outros.

Por ser quase invisível, fácil de usar e versátil, os alinhadores removíveis são uma excelente opção que está se tornando cada vez mais popular.

Hoje em dia, milhões de pessoas em todo o mundo foram tratadas por ortodontistas usando alinhadores removíveis transparentes.

Quais são os benefícios dos alinhadores removíveis?

Muitos adolescentes estão interessados ​​em alinhadores removíveis devido a sua aparência mais discreta e capacidade de remoção.

Algumas vantagens notáveis ​​dos alinhadores removíveis estão listadas abaixo:

  • Eles podem ser retirados com facilidade para escovar, usar fio dental e comer;
  • Devido a sua capacidade de remoção, nenhum alimento está proibido durante o tratamento;
  • Eles são discretos e, em muitos casos, quase imperceptíveis;
  • Devido a sua aparência sutil, os pacientes podem sentir maior autoconfiança ao usar esses alinhadores;
  • Em casos menos complicados ou no qual apenas o movimento limitado dos dentes é desejado, os alinhadores removíveis podem tratar um caso mais rapidamente do que outras opções de tratamento;
  • No geral, os alinhadores são excepcionalmente fáceis de usar. As bandejas transparentes podem ser retiradas a qualquer momento e substituídas com a mesma rapidez.

Seja pelos benefícios cosméticos ou pela experiência simples e amigável que vem com alinhadores removíveis para adultos ou adolescentes, muitas pessoas são atraídas para usar esses aparelhos.

Como os aparelhos fixos se comparam?

É importante que o ortodontista avalie cuidadosamente cada paciente e determine o que é melhor para sua situação e diagnóstico específicos.

São inúmeras as opções de alinhadores removíveis para os pacientes. No entanto, é importante distinguir como os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis se comparam.

Questões Orais Menores x Maiores

Existem várias direções que os dentes individuais podem precisar ser movidos para tratar com sucesso um caso ortodôntico.

Aparelhos fixos são adeptos de mover os dentes em qualquer direção. Os alinhadores removíveis, por outro lado, podem ter limitações na movimentação dos dentes em determinadas direções.

Problemas relativamente pequenos e fáceis de corrigir geralmente são mais adequados para alinhadores removíveis.

Aparelhos invisíveis funcionam bem para casos mais simples, pequenos espaços entre os dentes e mordidas abertas leves.

Por outro lado, problemas mais graves, como um apinhamento significativo, mordidas cruzadas, grandes incompatibilidades de mandíbula e mordidas profundas são geralmente tratadas com aparelhos fixos.

Aparência

O aspecto mais atraente dos alinhadores removíveis é sua aparência. Há casos em que não se nota que uma pessoa está usando um aparelho desses.

Nível de esforço

A versatilidade de poder retirar os alinhadores removíveis a qualquer momento é muito atraente.

No entanto, vale lembrar que, por serem facilmente removidos, é preciso diligência e disciplina para usá-los nas 20 a 22 horas recomendadas por dia.

Portanto, não é correto se referir a eles como aparelhos temporários, como se pensava antigamente.

Se os alinhadores removíveis não forem usados ​​de forma consistente, o tempo de tratamento pode ser prolongado consideravelmente e os resultados do tratamento serão comprometidos.

Gostou deste post? Não se esqueça de deixar seus comentários abaixo!