Você sabe quais são as causas do desgaste do esmalte dos dentes? Sabe se tem tratamento?  Confira;

Esmalte Do Dente - Eclinic Odontologia

O esmalte do dente é uma substância dura da cor dos dentes, rica em minerais, que envolve os ossos, dando brilho e agindo como uma película protetora; cujo o principal intuito é de proteger os dentes das cáries, da hipersensibilidade e tudo que possa prejudicar os dentes.

É muito importante cuidar do esmalte dos dentes, pois caso venha aprender essa preciosa substância, pode ser que encontre muita dificuldade de fazer a reposição e tem pessoas que não conseguem nem chegar perto da reposição devido aos maus hábitos e por tentar deixar os dentes mais brancos com receitas mirabolantes e inapropriadas. Dentes fortes e bonitos, são dentes muito bem tratados!

O que danifica e destrói o esmalte dos dentes?

Várias atitudes contribuem para que ocorra o desaparecimento do esmalte dos dentes como:

-Escovar os dentes em excesso ou com muita força

– Falta de higiene bucal

-Bruxismo e outros problemas relacionados a saúde bucal 

-Falta de saliva

-Doenças gastrointestinais 

– Alguns medicamentos (ex: Aspirina)

A sua alimentação é amiga ou inimiga do esmalte dos seus dentes?

Muitos alimentos são inimigos oficiais do esmalte dos dentes como o café, refrigerante, energético, alimentos ácidos, muito quentes ou muito gelados, doces e o consumo excessivo de frutas cítricas.  Evite o consumo!

Uma alimentação saudável que inclui lacticínios, água, chá verde, brócolis, maçã, castanha- do- Pará, gengibre, peixes, entre outros alimentos saudáveis, contribui ativamente para a preservação do esmalte dos dentes e evita problemas relacionados a saúde bucal decorrentes de uma alimentação sem limite. 

É preciso tomar cuidado com receitas caseiras!

Algumas pessoas na tentativa de clarear os dentes, colocam em prática receitas caseiras da Internet ou que aprenderam com  seus familiares, porém muitas dessas receitas pode acabar danificando os dentes, ao invés de colaborar com um ótimo resultado, por exemplo: o uso de bicarbonato e creme dental com abrasivos; esses métodos não são indicados para o clareamento, pois ao lixar os dentes, danifica o esmalte, dificultando futuramente  a possibilidade da recuperação dessa substância protetora dos dentes.

Jovem alegre tendo exame odontológico na clínica

Desgaste do esmalte dos dentes tem tratamento? 

Em muitos casos tem sim, para a reconstrução e fortalecimento do esmalte dos dentes é indicado o uso de creme dental e enxaguante bucal com flúor; o consumo de vitamina D e ir ao dentista regularmente, pois ele irá te passar mais cuidados e algum remédio se houver a necessidade para intensificar ainda mais  os cuidados para defender o esmalte dos dentes. 

O que é Hipoplasia de esmalte e quais são as causas?

A Hipoplasia de esmalte é um problema comum em crianças a partir de 3 anos, mas pode ocorrer com pessoas de qualquer idade. Essa anomalia acontece por que o corpo não consegue produzir o esmalte dos dentes e a falta do esmalte nos dentes pode causar vários problemas como: manchas, problema na fala e hipersensibilidade. 

Esse problema pode ocorrer quando a mãe tem algum tipo de infecção na gravidez, se expõe a algumas substâncias inapropriadas ou não está bem nutrida; esse problema também pode ocorrer por trauma nos dentes ou por conta da herança genética.

Sinais que o esmalte dos dentes está pedindo socorro:

-Hipersensibilidade

-Aparecimento frequente das cáries 

-Dentes amarelos e finos 

-Dentes fracos 

-Dentes lascados 

-Dentes trincados 

-Dentes com listras brancas

-Pontas dos dentes transparentes 

Se não tratar do esmalte dos dentes, o que acontece? 

Se não tratar da carência ou desaparecimento de esmalte nos dentes, essa falta de atenção pode ocasionar vários problemas como traumas, cáries, entre outros problemas que podem levar até a perda do dente, pois sem o esmalte os dentes ficam enfraquecidos e suscetíveis a problemas. 

Crianças sofrem com desgaste do esmalte nos dentes? 

O corpo de algumas crianças não consegue produzir o esmalte dos dentes e por esse motivo, os dentes permanentes nascem repleto de manchinhas. Diante desse tipo de situação o aconselhável é os pais levar a criança ao dentista, para que ela não perca os dentes.  Quando os dentinhos da criança não tem esmalte, eles ficam sujeitos a sensibilidade, cáries, infecção, germes, traumas pois ficam desprotegidos. 

Seus dentes merecem cuidados!

Precisamos dos dentes para nos alimentar, sorrir e falar; exatamente por precisarmos dos nossos dentes em excelente estado que é muito importante preservarmos os bons hábitos, para reforçar os cuidados com a saúde bucal.  Além de tratar dos dentes em casa, contar com os cuidados de um profissional da área é de extrema importância, para contar com dentes fortes e saudáveis. 

Como você vem cuidando do esmalte dos seus dentes?  Se o esmalte dos seus dentes está desgastado, entre em contato conosco e marque já a  sua avaliação!

A saúde bucal contribui para o  seu bem-estar, então cuide bem dela e não espere o mês que vem ou o próximo ano, para tomar uma atitude, a hora certa é agora! Conheça os procedimentos realizados pela Eclinic, e agende a sua avaliação.

Veja também:

Como restaurar o esmalte dos dentes?

Sensibilidade dos Dentes: 5 causas e como tratar |