Ótimas dicas para cuidar da saúde bucal infantil

Ótimas Dicas Para Cuidar Da Saúde Bucal Infantil - Eclinic Odontologia

A saúde bucal da criança também merece cuidados especiais!

Alguns pais simplesmente se descuidam da saúde bucal infantil dos filhos, pelo fato dos dentes serem de leite e consequentemente essa falta de conhecimento leva essas crianças a não escovar os dentes de acordo com a quantidade de vezes necessária para que contem com uma ótima higiene bucal, deixam elas comerem doces exageradamente entre outros erros que podem resultar em hábitos difíceis de corrigir mais tarde e problemas sérios relacionados a saúde bucal.

A higiene bucal deve se fazer presente na vida da criança assim como a higiene corporal, pois da mesma forma que a falta de asseio corporal pode trazer danos, a falta de cuidados com os dentes também pode resultar em danos futuros. Pode uma criança ficar sem tomar banho só pelo fato de ser criança? Por que não cuidar dos dentes de leite? 

Você já ouviu falar sobre bullying odontológico na infância?

O bullying odontológico acontece com algumas crianças por causa da aparência dos dentes e até também por causa do  mau hálito que algumas apresentam.  Cerca de 20 a 40 % das crianças sofrem com esse tipo de bullying que poderia ser evitado, se os pais tomassem todos os cuidados possíveis com a saúde bucal delas.

Algumas crianças sofrem tanto, que é preciso ter um acompanhamento psicológico, para que ela fique bem e além do cuidado psicológico, alguns pais só despertam sobre a importância de cuidar dos dentes dos filhos diante desse tipo de situação.  Se a criança sofrer bullying odontológico e os pais não darem a mínima atenção, ela pode levar resquícios desse bullying odontológico para a fase adulta de várias formas: demonstrando vergonha de sorrir, de se comunicar, baixa autoestima e até mesmo depressão.

Quais hábitos de higiene e cuidados é importante ter na infância?

As crianças devem escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, passar o fio dental diariamente, se alimentar de forma saudável (evitar ao máximo o consumo de açúcares) e ir ao dentista pelo menos 1 vez por ano.  É muito importante que a higiene bucal seja ensinada e realizada pela criança para que ela cresça com bons hábitos e evite problemas como cáries, gengivite, entre outros.

Ilustração do conceito de atendimento odontológico dos desenhos animados

Quando a criança deve ter o primeiro contato com o dentista e quais problemas a falta de cuidados pode causar? 

A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, que geralmente ocorre aproximadamente quando o bebê está com 6 meses, é muito importante que os pais a levem para o dentista e prossiga cuidando dos dentes dela em casa e não deixar de levar a criança ao dentista regularmente. 

Se os pais deixarem os dentes de leite da criança enfestar de cáries e não cuidar, essas cáries podem prejudicar seriamente os dentes permanentes, que podem nascer já com infecção, pois as bactérias ficam exatamente no canal do dente, podem nascer com manchas, sem ponta e com má formação. 

Quais tratamentos são permitidos que a criança faça no dentista? 

Pode fazer limpeza que é muito importante para tratar das cáries e demais impurezas, restauração do dente, usar o flúor (excelente para combater as cáries), extração do dente e o uso do aparelho a partir de uma determinada idade. 

Criança pode colocar aparelho ortodôntico?

Muitas crianças sofrem bullying, pelo fato de terem dentes tortos, amontoados ou separados demais e por ficarem tristes com toda a situação os pais procuram a alternativa de colocar aparelho ortodôntico, mas não é recomendável que a criança coloque aparelho com menos de 7 anos de idade, pois nessa fase a maioria dos dentes são de leite enquanto a partir dos 7 anos a dentição geralmente está mista, com dentes de leite, mas também dentes permanentes.

O ideal é que a partir dos 7 anos, os pais vendo que a criança precisa de aparelho tanto para cuidar da estética, quanto para cuidar da saúde, leve o(a) filho(a) até o dentista para que o profissional faça uma avaliação e se caso ele constatar que a criança precisa e pode colocar o aparelho, realizar o procedimento e em casa os pais e a criança darem continuidade ao tratamento.  

A manutenção do aparelho deve ser realizada com responsabilidade, do ao contrário, poderá causar grandes danos à saúde bucal! É muito importante os pais levarem os filhos ao dentista regularmente e sempre que houver necessidade, pois terá acesso aos outros cuidados necessários para contar com uma ótima saúde bucal. 

Dentista de desenho animado com máscara olhando para a boca aberta do paciente. vista interna de dentes brancos e saudáveis, ilustração em vetor plano de exame médico. conceito de higiene oral ou dental para banner ou página da web de destino

Como está a saúde bucal dos seus filhos? Eles estão tendo acompanhamento com um dentista? 

Caso seus filhos ainda não estão recebendo cuidados com um profissional da área de odontologia entre em contato com a Eclinic e agende uma avaliação, pois criança feliz é criança que sorri sem medo e com a certeza de que é bem cuidada e amada!

Leia também:

SAÚDE BUCAL NA GRAVIDEZ: VEJA QUE CUIDADOS TOMAR

Entenda a relação entre saúde bucal e gastrite