PRINCIPAIS PROBLEMAS BUCAIS: CONHEÇA!

Principais Problemas Bucais ConheÇa - Eclinic Odontologia

Os principais problemas bucais surgem com facilidade, pois a boca é um ecossistema muito delicado, já que está continuamente em contato com elementos que são introduzidos de fora, como alimentos e bebidas.

Além disso, uma população invisível e numerosa de microrganismos povoa nossa boca, composta por protozoários, fungos, vírus e, sobretudo, bactérias, que coexistem em equilíbrio harmonioso com nosso organismo, podendo dar origem aos principais problemas bucais.

SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS BUCAIS

Cárie dentária

Um dos principais problemas bucais mais comuns é a cárie, que pode afetar tanto os dentes de leite como os permanentes e também é uma recorrência, ou seja, pode voltar a manifestar-se em dentes já tratados.

Na ausência de tratamento terapêutico adequado, a cárie leva à destruição do dente, levando ao aparecimento de edentulismo e outros quadros clínicos importantes.

O processo cariogênico consiste em uma desmineralização progressiva dos dentes, por bactérias, em particular Streptococcus mutans.

A prevenção consiste essencialmente numa cuidadosa higiene oral diária, auxiliada por uma alimentação correta e pelos importantes exames periódicos e limpeza profissional dos dentes no seu dentista de confiança.

Abscesso e granuloma

Outro dos principais problemas bucais, que, na verdade, é uma infecção superficial, e se não for tratada adequadamente pode progredir e afetar a parte vital do dente.

O sério risco é o de uma infecção do periodonto apical, ou seja, a área que circunda o ápice da raiz dentária.

Abscesso dentário apical

Nestes casos é uma ação muito violenta da bactéria, com sintomas como febre, catarro, abscessos que podem levar a complicações ainda mais graves.

Gengivite

Gengivite é um dos mais principais problemas bucais mais temíveis. O termo é usado para indicar o primeiro estágio da doença periodontal.

As causas são encontradas nas bactérias que se acumulam nos sulcos gengivais, produzindo toxinas que criam inflamação e inchaço da gengiva, dando origem ao sangramento clássico, que é particularmente perceptível durante o momento em que se está escovando os dentes.

Periodontite e situação dentária normal

As causas dos principais problemas bucais periodontais são a má higiene bucal, com a formação de placa e tártaro que afetam a saúde dos dentes.

Más oclusões

Por má oclusão entendemos uma desarmonia das arcadas dentárias ou dos ossos maxilares, que leva a um fechamento incorreto destes.

As más oclusões são divididas em três classes:

Primeira classe: quando a arcada superior está posicionada corretamente em relação à inferior, mas há apinhamento dentário e dentes tortos.

Segunda classe: se o arco superior estiver muito para frente ou o inferior estiver muito para trás.

Terceira classe: quando o arco inferior está muito para frente, ou o superior muito para trás.

Bruxismo e dentes desgastados

Um dos principais problemas bucais mais incômodos é o bruxismo, que consiste no ato involuntário de ranger e/ou apertar os dentes. Em geral, o bruxismo advém de um quadro de ansiedade.

Na realidade, é uma patologia real que, se não for corrigida, leva a longo prazo a disfunções e patologias mais graves.

O bruxismo deixa o esmalte mais fino e delicado, levando ao desgaste progressivo dos dentes.

Isso acarreta dores musculares e disfunções mandibulares, e gera um sofrimento intenso ao paciente, que também pode apresentar quadros de enxaqueca.

Aftas

As aftas são lesões, geralmente pequenas, mas também dolorosas, formadas nos tecidos da mucosa oral e nas gengivas.

As aftas são também conhecidas por estomatite aftosa ou úlceras aftosas.

Herpangina

Herpangina, ou faringite vesicular, é uma infecção que geralmente afeta crianças entre 3 e 10 anos, principalmente no verão e no outono.

Tordo

A Candida albicans é um fungo presente no nosso organismo, cuja proliferação excessiva leva ao aparecimento de aftas.

Entre as causas desencadeadas, o uso prolongado de alguns medicamentos, como antibióticos.

Mas também podem ser decorrentes dos efeitos da quimioterapia e radioterapia, o que parece mais provável.

O lírio do vale é reconhecido por suas placas esbranquiçadas características na língua, mas também nas paredes internas das bochechas e no palato.

Halitose

Mais um dos principais problemas bucais é a halitose, ou o mau hálito, como é chamado popularmente.

A halitose costuma ser consequência de uma doença em curso ou pode simplesmente ser causada por má digestão ou pela ingestão de alimentos com moléculas voláteis, tais como cebola ou alho.

Se você se identificou com algum desses problemas, não demore para marcar uma visita com o seu dentista de confiança.

Os principais problemas bucais, se tratados logo no início, apresentam grande chance de serem resolvidos com poucas idas ao dentista.

Vale salientar que problemas bucais podem dar origem a inúmeros tipos de doenças – algumas muito graves – e comprometer o organismo em um todo.

Então, se você estiver tendo algum desses problemas, marque logo uma visita ao seu dentista de confiança e trate o mais rápido possível.

Fazendo isso, você economizará dinheiro e tempo e ficará com a boca saudável e com a saúde em dia.